Sejam Louvados Jesus e Maria!

 

O juniorato é o período de formação das irmãs de votos temporários. Se inicia na Primeira Profissão, onde a noviça abraça o estado Religioso professando os votos de pobreza, obediência e castidade e se torna pessoa consagrada por um ano. Estes votos serão renovados anualmente durante 5 anos. Sua finalidade é a preparação para a Profissão Perpétua.

Neste tempo de formação, a jovem religiosa será ajudada a centralizar a sua vida no amor esponsal a Cristo, principalmente na vida de oração; se aprofundará no espírito e no carisma da Congregação e se dedicará a prática apostólica numa doação total de si mesma aos outros, doação esta que deve ser caracterizada pelo testemunho de verdadeira discípula de Cristo.

WhatsApp Image 2020-08-25 at 20.37.54.jpeg
Patrícia.jpg

Me chamo Irmã Maria Patrícia de Hungria Silva, tenho 25 anos. Sou natural de Cuiabá - MT e atualmente resido na Comunidade do Noviciado São José em Várzea Grande - MT. Sou juniora na Congregação das Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria, e fiz a minha Primeira Profissão Religiosa no dia 02 de fevereiro de 2019.

Estou no 2º ano de juniorato. Para mim está sendo um tempo de muita graça e purificação das minhas vontades. Em Sua infinita misericórdia, Nosso Senhor Jesus Cristo tem me ensinado:

 

*a viver a pobreza tendo-O como o único necessário. Diante do desejo de possuir bens materiais para me sentir segura, estou percebendo que só Deus basta;

*a viver a obediência através das transferências, mudança de uma comunidade para a outra. Estou aprendendo que o melhor lugar para se morar é onde Deus quer;

*a viver a castidade amando as pessoas por causa d'Ele, com a convicção de que amar é desejar o Céu para o outro. Vivi esta experiência, de forma muito intensa, com a minha mãe. Ela faleceu de câncer este ano e pude estar com ela nos seus últimos dias de vida. Ali, como filha e religiosa, Deus me concedeu a graça de ajudá-la a acolher a vontade divina e a sofrer unida a Cristo. Sob o auxílio desta graça fui capaz de entregá-la a Deus com um amor desapegado e desejoso da felicidade eterna para ela.

Firmada na bondade de Deus manifestada nestas experiências, eu sou feliz por ser religiosa!

 

"Fazer a vontade do Meu Senhor, esta é a minha alegria."

Venerável Madre Maria Teresa Spinelli

 

 

Irmã Maria Patrícia de Hungria Silva

Várzea Grande, 22 de agosto de 2020

Sejam Louvados Jesus e Maria!

 

Meu nome é Mariana, tenho 27 anos, sou noviça, e é sobre esta etapa de formação que irei falar um pouco.

O período no noviciado, é um período importantíssimo no caminho para a consagração religiosa, tem duração de 2 anos e é o “berço”, como costumamos chamar, porque é onde a noviça irá vivenciar de maneira mais profunda o que é ser uma consagrada.

As nossas constituições são divididas em seis partes. A terceira parte é dedicada à “Admissão e Formação”. “Admissão” irá tratar dos requisitos necessários para a entrada da jovem na congregação e a “Formação” trata justamente das etapas de formação e dedica alguns números para falar a respeito do noviciado.

O número 161 traz as disposições que a noviça necessita para que estes 2 anos sejam frutuosos, a saber: “tempo de interiorização e aprofundamento espiritual”, isto servirá para que a jovem progrida no relacionamento pessoal com Cristo e compartilhe Sua missão; “tempo de aprendizagem da oração”, aqui a jovem experimentará as diversas formas de oração e condições que a favorecem; “período de experiência de silêncio, de solidão”, isto servirá para uma certa ruptura, que exige a vida de consagração; “tempo de uma resposta concreta às exigências da vida consagrada na congregação” isto se aplica no apostolado que a noviça irá realizar no seu 2º ano de noviciado, mas não somente aqui, todo o período do noviciado deve ser essa reposta concreta da jovem que está disposta a entregar a sua vida na congregação.

O número 165 das constituições também traz, além das disposições, a atitude fundamental da noviça que “aspira tornar-se agostiniana serva de Jesus e Maria”, imitando a Cristo, deve ter a disponibilidade como o Servo de Yahwéh, que “de manhã em manhã desperta o seu ouvido”, e imitando a Maria deve ter uma simplicidade e pobreza, o espírito de serviço e uma alegre disponibilidade.

Por fim, falo a respeito do que esta etapa significou e significa para mim. Eu estou na metade do 2º ano do noviciado, me preparando para a profissão religiosa, e posso testemunhar como este tempo de aprofundamento em Deus é necessário para que a noviça se abra à graça de Deus. Para mim o noviciado tem sido exatamente isto, uma constante busca de abertura à vontade do Senhor, peço a graça que emana do Seu Sagrado Coração e a intercessão da Virgem Maria para corresponder com generosidade o meu chamado e exclamar como nosso pai Santo Agostinho “dá-me o que me ordenas, e ordenas o que queiras de mim”.

 

Noviça Mariana Stromiello Gonçalves Costa

Várzea Grande, 15 de Agosto de 2020.

Sejam Louvados Jesus e Maria!

 

Meu nome é Juliana, sou postulante da Congregação das Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria. Quando eu senti o meu chamado eu tinha 14 anos de idade, queria saber o que é ser uma freira, e o que ela fazia. Meus pais falavam de vocação em casa, e não queria ouvir até que algo despertou. Fiz uma experiência vocacional em outra congregação e depois percebi que não era ali que Deus me chamava. Saí dessa congregação e, ao retornar à casa de meus pais, comecei a trabalhar e estudar. Depois comecei a participar de grupo de jovens na Igreja e foi aí que comecei a ficar inquieta novamente com o meu chamado, a pensar na minha vocação. Foi então que comecei a buscar, a tentar encontrar o meu lugar.

Buscando a conhecer carismas, congregações e comunidades de vida, encontrei, pela internet, o site das Irmãs Agostinianas, onde me identifiquei com o carisma e tentei um primeiro contato por e-mail, o qual eu logo recebi resposta. Depois entrei em contato com a casa mais próxima de minha cidade, os primeiros contatos foram por telefone, e logo conheci a casa e as irmãs. E alguns meses depois, após um discernimento iniciei o caminho vocacional. O qual a cada dia pude confirmar o chamado de Deus. Hoje sou postulante.

A etapa do postulantado é: Um período de recíproco conhecimento,  e de convicção de ser chamada por Deus à vida Religiosa e a identificação com o carisma da congregação. (Constituições n. 144)

Hoje posso dizer que encontrei o meu Tesouro, “pois onde está o teu tesouro, aí também está o teu coração” (Mt 6,21). Ser postulante é viver uma madura convicção de ser chamada por Deus à Vida Religiosa e ter um profundo desejo de fazer, inteiramente, a vontade de Deus.  

 

Postulante Juliana da Silva Rodrigues

Várzea Grande, 11 de Agosto de 2020.

 

Sejam Louvados Jesus e Maria!

 

Me chamo Larissa, tenho 19 anos, sou de São Paulo, estou no convento há dois anos.

O meu primeiro contato com as irmãs foi no ano de 2016, quando elas foram fazer o convite para um encontro vocacional em minha paróquia. De início não compreendia muito bem o que era, mas algo me havia chamado a atenção, pensava que seria somente uma tarde na casa das irmãs, porém quando começou o encontro elas falaram um pouco do que vem a ser a vida consagrada, ouvi os testemunhos, seus chamados e fui me interessando cada vez mais.  A cada encontro o Senhor inquietava meu coração, com o passar do tempo e com o agir da graça de Deus fui sentindo o meu chamado à vida religiosa.

A experiência vocacional em Nova Londrina, foi a confirmação do meu chamado. A alegria de Cristo nas aspirantes e nas irmãs penetrou profundamente em meu coração, me impulsionando a dar o meu sim.

O meu ingresso na congregação se deu no dia 10 de fevereiro de 2018. O aspirantado, como o próprio nome já diz é um aspirar a vida consagrada. Para mim o estar aqui é uma grande graça, é um período que se aprende a conhecer a Deus e a mim mesma e é, nesse tempo que o Senhor se revela nas pequenas coisas, desde o valor da oração que aprendi, no aprofundamento e intimidade com a palavra de Deus, a busca com mais fervor de Sua vontade, até o mais simples trabalho que me ensinou e me ensina a ser serva, a viver na vida comunitária, a amar e, por fim o tempo do aspirantado é me deixar ser moldada como um vaso de argila nas mãos do oleiro.

 

Aspirante Larissa Mendes Ferreira

Nova Londrina/PR

 01 de Agosto de 2020.

"O Aspirantado é a primeira etapa da formação inicial, inserida há quase 50 anos através de nossas Irmãs missionárias que vieram de Malta e que trouxeram a nossa Congregação para o Brasil. A etapa de formação do aspirantado é oficializado há 25 anos sendo ela a base da formação inicial e contínua na nossa congregação.  Nesta fase a jovem inicia seu caminho de formação inserida numa vida de oração, estudo e convivência fraterna. O Aspirantado deve ser um período em que a jovem amadureça interiormente o seu chamado, conhecendo melhor a si mesma e o dom de Deus, para que assim possa dar uma resposta com liberdade e responsabilidade."
Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria
 
"Fizeste-nos, Senhor, para Vós, e o nosso coração anda inquieto
enquanto não descansar em Vós!"
Santo Agostinho

 

Para acompanhamento vocacional, prrencha o formulário no final da nossa página do vocacional:

www.irmasagostinianas.com.br/vocacional