11.jpg

Nossa Congregação, das Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria, celebra 50 anos de presença no Brasil! A missa de celebração desse jubileu de ouro aconteceu no dia 29 de janeiro de 2023 na cidade de Paranaíba/MS, aonde temos nossa casa mãe no Brasil!

 

O início da missão se deu com o primeiro grupo de missionárias maltesas: Irmã Emiliana Agius (in memória), Irmã Antida Pace (in memória), Irmã Laura Cassar (in memória) e Irmã Eugênia Sammut (in memória) que, por meio de um convite dos freis agostinianos (OSA) que eram missionários malteses aqui no Brasil, vieram para a missão na 'Terra de Santa Cruz'.

 

Em 22 de dezembro de 1972 o primeiro grupo de missionárias chegaram ao Brasil e, desde então, a missão foi iniciada com diversos apostolados como ajuda às paróquias na catequese, nas pastorais, nas secretarias paroquiais, auxiliando nos sacramentos, em pregações, orações, santa casa de misericórdia, na educação e ações sociais e em diversas atividades aonde a Igreja necessita, sobretudo em lugares aonde não havia assistência de sacerdotes para os sacramentos!

 

No Brasil, a primeira casa das missionárias foi instalada em novembro de 1973, em Inocência (MS) e em Paranaíba (MS). Hoje temos 6 comunidades no Brasil: 

 

Paranaíba (MS)

Nova Londrina (PR)

Nobres (MT)

Várzea Grande (MT)

São Paulo - zona norte (SP)

São Paulo - zona sul (SP)

 

Rendemos graças a Deus por todas as missões, vocações e graças que Deus nos tem dado como congregação!

 

Rendemos nossa gratidão, ainda, pelas demais irmãs missionárias maltesas em nossas terras brasileiras: Irmã Francisca Cachia, Irmã Suzana (in memória), Irmã Pierina Apap (in memória). Que Deus as recompense com o céu!

 

Nessa celebração jubilar, tivemos a presença do nosso Bispo Diocesano de Três Lagoas (MS) Dom Luís Gonçalves Knupp, do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo – Região Santana – Dom Jorge Pierozan, como também diversos sacerdotes que nos acompanham nas missões, sobretudo a acolhida do Pároco da Paróquia Sant'Ana, missionário de São José, Padre Alessandro Assis. Nosso muito obrigada!

 

Com as presenças de nossa Madre Provincial de Malta, Madre Rachel Frendo e de Irmã Lídia Falzon que vieram em visita canônica e para as celebrações das profissões religiosas e dos 50 anos de presença no Brasil, juntamente com a presença de todas as irmãs da Congregação no Brasil.

 

Nesta celebração também aconteceu o Jubileu de Prata de profissão religiosa de Irmã Eliana Batista que, celebrou, junto com as irmãs, seus 25 anos de votos religiosos e, na celebração, fez a renovação dos mesmos.

 

Deus seja louvado por tudo!

 

Acompanhe algumas fotos dessa celebração e o documentário dos 50 anos de missão no Brasil: