A Congregação das Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria teve o seu início em Frosinone, Itália em 1827. Era o fruto do coração corajoso de Maria Teresa Spinelli, que sentiu a vocação de abrir a primeira escola pública para moças naquela cidade e que depois fundou uma comunidade sob o ideal da primeira comunidade de Jerusalém. Nos primeiros anos, a comunidade permaneceu em Frosinone.
 
Pelo zelo de Teresa Spinelli originou-se várias atividades: escola, pensão, catequese, retiros espirituais, estudos de formação tanto para adultos como para os jovens e moças. Alguns anos depois, começavam a formar as primeiras comunidades nas regiões de Roma e Frosinone.
 
Em 1877, as irmãs foram convidadas pelo Papa Pio IX a abrir uma escola na capital, Roma. Foi ele mesmo que providenciou o local onde pudesse realizar este projeto. Pela fim do século XIX, ano de 1894, quatro irmãs da Congregação partiram da Itália em direção a Malta. 
 
Nos primeiros anos do século XX, foram abertas outras casas tanto na Itália quanto em Malta. Foram anos difíceis devido às duas guerras mundiais, mas entre um dos sofrimentos mais dolorosos foi quando uma bomba destruiu completamente a casa na qual viveu e morreu a Madre Fundadora na Itália Com grande coragem, esta casa foi reconstruída e no início das Celebrações do 15º ano da morte de Madre Teresa (1850-2000) os seus restos mortais foram colocados em uma urna e trasladados na capela da casa.
Vocare index.jpg
O amor pela evangelização encorajou algumas irmãs a partiram para o Brasil. Desde 1972 até hoje foram abertas casas em Paranaíba, São Paulo, Nova Londrina, Nobres e Várzea Grande. Além do testemunho de pessoas consagradas ao serviço de Deus, prestamos serviços tanto sociais como espirituais.
 
Próximo aos anos 80, foi inaugurada a primeira casa da Congregação em Lubumbashi (Rep. Dem. do Congo) na África. Também aí as irmãs prestam serviços na saúde, na assistência social e cultural como também espiritual. No ano de 1988, a presença das Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria, chegou pela primeira vez na Ásia, com a inauguração de uma casa na Índia, em Cochim, no Estado do Kerala.
 
O último país atingido pela nossa Congregação foi as Filipinas. Desde 1989 até hoje foram abertas três casas: Iloilo, Manila e em Tagaytai. O ano de 2000 teve a inauguração de mais uma casa em Kerala, na Índia, onde as irmãs trabalham para promover a formação e a educação de crianças, jovens e mães. 
vocare5.jpg

Com a nossa consagração no seguimento de Cristo pela profissão dos conselhos evangélicos (pobreza, castidade e obediência), com a nossa comunhão de vida e com o espírito de serviço que permeia toda a nossa existência, devemos testemunhar a presença de Cristo ressuscitado e glorificado, o dinamismo de seu Espírito e a santidade da Igreja oferecida a todos os homens."

(Constituições ASJM - Cap. 1

Testemunho apostólico - nº 216

 
"Esta casa foi fundada em caridade, se a caridade acabar,
esta casa deixará de existir"
Venerável Madre Teresa Spinelli