22894035_1525418554215368_7172924794744367060_n.jpg

Quadro da Espiritualidade

A Venerável Madre Teresa Spinelli,
no ano de 1820, 7 anos antes de fundar a congregação, teve, em oração, a visualização deste quadro que, só em 1841, foi pintado e colocado no Altar maior da Igreja de Santo Agostinho, encontrando-se hoje, na casa geral em Roma.
Este quadro exprime, para quem o observa com atenção, a síntese do carisma e espiritualidade que nossa fundadora deixou à congregação: a espiritualidade agostiniana da procura de Deus e a missão apostólica, representada pelos santos protetores nos quais Madre Teresa Spinelli nos confia, escolhendo-os como patronos: os apóstolos Pedro e Paulo, Santo Agostinho, nosso pai e, Santa Teresa D´Ávila como modelo
de oração contemplativa.

 

Observemos atentamente a figura majestosa de Santo Agostinho, vestido com paramentos episcopais, em pé com postura de caminhada na busca de Deus. O livro nas mãos: A Trindade, uma obra prima dentro de seus escritos. Possui o olhar voltado em direção à Trindade, símbolo no ápice da imagem. Atrás dele vemos a representação do episódio do qual uma criança misteriosa teria feito o bispo de Hipona entender que não é possível compreender o mistério da Trindade, assim como não é possível colocar toda a água do mar em um buraco na areia. Ao lado de Santo Agostinho um anjo segura, entre as mãos, o báculo e um coração inflamado; símbolos típicos da iconografia agostiniana que representa a missão de Agostinho como bispo e sua conversão após ter o coração inflamado pela Palavra.
 
Ao lado direito do quadro destaca-se Santa Teresa D´Ávila, a grande mestra de oração. Está em êxtase transpassada por uma mística flecha.
 
Ao centro, e quase na penumbra com certa profundidade, vemos um altar sobre o qual é posto um sacrário e um crucifixo. A centralidade de Cristo em nosso carisma, o servo imolado e alimento da alma, é preciso enxergar uma interioridade a qual nossa vida é chamada. A Igreja, representada pela estrutura arquitetônica que nos conduz ao sacramento da salvação e é reforçada aos lados por duas ‘colunas’ dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, os evangelizadores por excelência.
 
O quadro termina na parte superior com o luminoso ícone de Deus Trindade, cuja luz ilumina e dá significado a toda a obra.
 
As representações do quadro, dispostas em três planos, seguem um verdadeiro caminho espiritual e apostólico, como quis e viveu a Venerável Madre Teresa Spinelli: A contemplação (1º plano); A missão (2º plano) e a Visão de Deus (3º plano).