consolação 04.09.jpg

"Ouve-nos, Mãe, que a ti clamamos

e te ofertamos cantos de amor,

por ti, nas penas, nós suspiramos,

filhos que somos da tua dor.

 

Nós que buscamos, em tua ternura,

consolação, esperança e luz,

revigorados em tua doçura,

seguir possamos sempre teu Jesus."

 (Ofício Agostiniano, Hino das Vésperas Solenidade de Nossa senhora da Consolação, pag. 247)

 

 

Nossa família Agostiniana honra a Virgem Santíssima com o título principal de Nossa Senhora da Consolação ou Nossa Senhora da Correia, sua solenidade é celebrada no dia 4 de setembro.

 

“Uma piedosa tradição, nascida da Ordem, narra que Maria Santíssima teria aparecido a Santa Mônica, quando esta se achava imersa em tristeza por causa de seu filho Agostinho, consolando-a e dando-lhe uma correia. Com correias semelhantes, mais tarde, o próprio Agostinho e seus irmãos se cingiram.”[1]

[1] Ofício Agostiniano, pag. 234

Nuestra Señora de la Consolación y Correa.jpg

Mas esta devoção mariana remonta o tempo dos apóstolos, pois a Virgem Maria, após a morte e ressureição de Jesus foi Aquela que, junto à Igreja nascente, suplicou e esperou a vinda do Consolador prometido. Ela é a própria consoladora do espírito, a fortaleza que reconforta os sofredores, o porto seguro dos aflitos.

“A participação nas dores da paixão de seu Filho e nas alegrias da ressureição dá a Maria as condições necessárias para levar consolação a todos, quaisquer que sejam as aflições em que eles se encontrem.”[1]

Não há quem não espere o consolo da Virgem Maria ao rezar “esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei;”, pois ela é a digna Mãe de Nosso Senhor Jesus, que em tudo se assemelhou ao seu Filho, e se o Filho é “o único remédio e consolo para nós, e tem a possibilidade de a todos os viventes consolar”[2], também Ela, Doce Mãe de Misericórdia, seguindo o exemplo de seu Divino Filho, atrai  todos os viventes para si, para “depois deste desterro” mostrar-nos o seu Jesus, a Esperança e o Consolo de toda alma confiante e devota.

Diante de nossas aflições podemos ouvir o convite de Maria Santíssima “Vinde, vós que estais atribulados e eu vos darei descanso aqui, onde me vedes, ao pé da cruz do meu Filho muito amado.”[3]

“Quando o meu coração se angustia, consolais e alegrais minha alma”[4] o socorro da Virgem Maria se faz certo, recorramos com confiança, e peçamos a sua intercessão diante das adversidades para que saibamos nos resignar à Vontade de Deus e perseverar até o fim repousando o nosso coração na Cruz de Cristo.

 

Nossa Senhora da Consolação e da Correia, rogai por nós!

 

Larissa Ribeiro de Freitas  

 

[1] Ofício Agostiniano, pag. 234-235

[2] Tratado da Coroa de Nossa senhora de Santo Afonso de Orozco, presbítero, pag. 168-169

[3] Ibidem 4

[4] Salmo 93, 19

Linha.png
Nossa Senhora da Consolação e da Correia
Oração a Nossa Senhora da Consolação
e da Correia

 

Pai de misericórdia, que enviastes ao mundo, por intermédio da Bem-aventurada Virgem Maria, o Consolador prometido pelos profetas, Jesus Cristo, vosso Filho, concedei-nos, por intercessão de Mãe tão excelsa, acolher vossas abundantes consolações e partilhá-las com nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

 

Nossa Senhora Mãe da Consolação e da Correia, padroeira da Ordem de Santo Agostinho

rogai por nós! 

Linha.png