A formação inicial em nossa congregação é um caminho de fé, ato que tende a promover na jovem o desenvolvimento da sua identidade como pessoa chamada a vida consagrada Spinelliana-Agostiniana a fim de que ela seja capaz de uma resposta generosa ao dom da vocação.

O arco de formação se distingue em duas partes: formação inicial, do período de orientação e discernimento (aspirantado) a profissão perpétua e formação contínua, do período da profissão perpétua até que a morte nos una totalmente ao Divino Esposo. As etapas de formação são:

 

1. Aspirantado

2. Postulantado

3. Noviciado

4. Juniorato

5. Profissão Perpétua

6. Formação contínua e permanente

Retiro anual 2020

Aspirantado

 

O Aspirantado é a primeira etapa da formação inicial, inserida há quase 50 anos no Brasil, por meio das nossas Irmãs missionárias que vieram de Malta e que trouxeram a nossa Congregação para o Brasil. A etapa de formação do aspirantado é oficializado há 25 anos sendo ela a base da formação inicial e contínua na nossa congregação.  Nesta fase a jovem inicia seu caminho de formação inserida numa vida de oração, estudo e convivência fraterna.

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O Aspirantado deve ser um período em que a jovem amadureça interiormente o seu chamado, conhecendo melhor a si mesma e o dom de Deus, para que assim possa dar uma resposta com liberdade e responsabilidade. Ele é um período de discernimento vocacional, de amadurecimento na escolha feita, como também um período em que a congregação irá conhecer a jovem e certificar-se que, a mesma, possui qualidades humanas necessárias para uma vida de doação no serviço.

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Postulantado

 

É uma fase importantíssima para que se possa dar continuidade a uma busca incessante da vontade de Deus, no recíproco conhecimento da jovem e da Congregação como está elencado nas nossas Constituições:

 “O Postulantado é um período de recíproco conhecimento: a jovem deve se certificar da sua convicção de ser chamada por Deus à vida Religiosa e descobrir se encontra na Congregação as condições para responder a este chamado; a Congregação, de sua parte, deve melhor averiguar se a postulante é apta a viver conforme o carisma próprio”. (Const. 144) O período do postulantado dura um ano, mais pode variar de um mínimo de seis meses a um máximo de dois anos, e se transcorrerá na casa do Noviciado. (Const. 147)

Como toda fase formativa, o postulantado também tem um programa formativo para ajudar a jovem no discernimento e crescimento humano e espiritual, com um itinerário que tem como objetivos específicos (Const.148):

a) A alimentar e reforçar a sua fé;

b) A alcançar o equilíbrio e a maturidade necessária, por meio da formação humana e cristã;

c) A se tornar consciente do que Deus está realizando nela e sentir progressivamente o chamado como uma palavra que Cristo lhe dirige pessoalmente;

d) A ter um suficiente conhecimento e consciência das exigências fundamentais da vida Religiosa, dos desapegos e rompimentos que a vocação encerra;

e) A discernir, através da oração, a ação do Espírito Santo e a ser-Lhe dócil;

f) A iniciar na doação de si na vida comum e no serviço; e

g) A ter um conhecimento suficiente da Congregação.

 

O postulantado, portanto é uma experiência direta e global da vida própria de uma Agostiniana Serva de Jesus e Maria segundo o espírito da Congregação. Não se trata simplesmente, da parte da jovem de ver, de observar, mas de experimentar gradualmente a escolha que deseja realizar.

O postulantado acontece na casa de formação do Noviciado.

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Noviciado

 

A fase formativa do Noviciado é o momento mais significativo da formação, comporta sobretudo a iniciação a vida consagrada (Const. n. 151) segundo a índole própria da nossa Congregação, no processo de conversão radical que envolve a pessoa no mais profundo do seu ser e em todas as suas dimensões e a orienta decididamente para os valores do Reino.

 

Assim entendido, o noviciado é  escola de fé e de oração na qual a noviça se forma como lhe agrada Deus e a busca de sua vontade, a intimidade com Cristo, a docilidade ao Espirito Santo, ao amor a Igreja e ao dom total de si mesma, segundo as exigências da sua vocação. É escola de aprendizado e, ao mesmo tempo, de experiência da sequela de Cristo Servo do Pai, mediante a prática dos conselhos evangélicos, da vida comum e dos exercícios da caridade no contexto da vida cotidiana. É escola de amadurecimento da própria identidade de cada candidata através da proposta e da experiencia dos valores da vida Spinelliana-Agostiniana e do carisma específico da nossa Família Religiosa.

O Noviciado oferta a noviça a dupla possibilidade de conhecer e de experimentar a vida consagrada: um conhecimento que não permanece teórico, mas que é experimentada na vida cotidiana; uma experiencia que é progressivamente iluminada dos valores transmitidos.

Noviça Mariana, asjm
Noviça Mariana, asjm

A natureza e a finalidade do noviciado é bem expressa em nossas constituições:

 

“A vida na Congregação inicia com o período do Noviciado. A postulante desejosa de continuar no caminho de oferta total de si no radicalismo das bem-aventuranças... faça pedido por escrito à Superiora geral ou à Superiora Provincial”. (Const. n. 151)

 

“Finalidade fundamental do Noviciado é o apego crescente a pessoa de Cristo e ao seu modo de viver. Portanto tudo deve ser autenticamente favorecer ao crescimento da Noviça como mulher que quer viver a plenitude das bem-aventuranças através de um caminho de conversão e purificação, e encaminhar a sua capacidade de gerar à vida, a sua inteligência, todo o seu ser a Cristo, e nele, o Servo do Pai, ser o prolongamento da sua misericórdia para os homens” (Const. n. 160)

 

Sendo a finalidade fundamental do noviciado O APEGO CRESCENTE A PESSOA DE CRISTO, o período do Noviciado é (Const. n. 161):

 

a) Tempo de interiorização e de aprofundamento espiritual, para progredir no relacionamento pessoal com Cristo, para compartilhar a sua missão;

b) Tempo de aprendizagem da oração em suas diversas formas e das condições que as favorecem;

c) Período de experiência de silêncio, de solidão, de uma certa ruptura inerente à vida de consagração; e

d) Tempo de uma resposta concreta às exigências da vida consagrada na congregação.

 

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“Portanto a atitude fundamental da noviça que aspira tornar-se Agostiniana Serva de Jesus e Maria, deve ser a disponibilidade, à imitação de Cristo, o Servo de Yahwéh, que <<de manhã em manhã desperta o seu ouvido...>> e de Maria, a Serva do Senhor, que viveu num comportamento de simplicidade, de pobreza, de serviço e de alegre disponibilidade”. (Const. n. 165)

 

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Juniorato

Votos Perpétuos